O Ibovespa (IBOV) acompanhou o ritmo de ganhos de Wall Street e a recuperação do petróleo e encerrou a sessão em alta, apesar do impasse da MP da Taxação no Congresso.
Nesta quarta-feira (8), o principal índice da bolsa brasileira terminou o pregão com avanço de 0,56%, aos 142.145.388 pontos.
No cenário doméstico, a Medida Provisória (MP) 1.303, alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), continuou a concentrar as atenções.
Com o risco de caducar, a MP foi aprovada ontem (7) pela Comissão Mista do Congresso e ainda precisa passar pelo crivo dos deputados e senadores nesta quarta-feira (8).
Perto do fechamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “é bobagem colocar isso [a MP] como questão eleitoral”, em entrevista coletiva ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O chefe da pasta econômica disse, por sua vez, é que acredita que será feito o acordo firmando entre os líderes no Congresso. “Estamos tranquilos em relação ao texto da MP apresentado”, disse Haddad.
O texto aprovado pela Comissão Mista excluiu a elevação da taxação sobre apostas esportivas online (bets). Agora, as empresas que exploraram a atividade em anos anteriores deve declarar as receitas retroativas mediante o pagamento de 15% de Imposto de Renda (IR) e multa de 100% sobre esse valor apurado.
As Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e de Crédito Imobiliário (LCI), das Letras de Crédito de Desenvolvimento (LCD), Letras Hipotecárias (LH) e Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) seguiram isentas de IR.
MoneyTimes