No cenário doméstico, o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e dos EUA, Donald Trump, foi o destaque do dia.
Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que a conversa teve um “tom amistoso“. Lula e Trump reafirmaram a boa impressão que tiveram um do outro durante o encontro em Nova York, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Já o presidente dos Estados Unidos classificou a conversa com Lula como “muito boa”. Segundo ele, foram discutidos principalmente temas econômicos e de comércio. “Teremos mais discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”, escreveu Trump em sua plataforma de mídia social.
Os dois líderes concordaram em se reunir pessoalmente em breve.
Entre os dados, a balança comercial brasileira registrou um superávit de US$ 2,990 bilhões em setembro, uma queda de 41,1% sobre o saldo apurado no mesmo mês do ano passado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
O saldo, que sofreu o impacto da importação de uma plataforma de petróleo, veio acima de expectativas de economistas consultados pela Reuters, que previam superávit de US$ 2,650 bilhões para o mês.
MoneyTimes