O Ibovespa (IBOV) concentrou as atenções na política monetária, com revisão das estimativas para Selic no Boletim Focus e novas declarações do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Nesta segunda-feira (24), o Ibovespa terminou as negociações com alta de 0,33%, aos 155.277,56 pontos.
No cenário doméstico, a política monetária concentrou as atenções.
Em evento na Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo reforçou que o BC está dependente de dados e que está “insatisfeito” com expectativas de inflação. Ele ainda disse que as críticas do governo à taxa de juros “não incomodam”.
“Toda vez que for necessário, o BC vai usar a taxa de juros”, acrescentou.
Por sua vez, o mercado reduziu as projeções para a Selic no próximo ano. Os economistas consultados pelo BC reduziram as projeções para a taxa de juros de 12,25% para 12% em 2026, no Boletim Focus desta segunda-feira (24). Para este ano, a estimativa da taxa segue em 15% ao ano.
As expectativas para inflação também foram ajustadas para baixo. Os economistas veem o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) a 4,45% no final de 2025, ante a 4,46% há uma semana. Essa é a segunda redução consecutiva, com a projeção dentro do intervalo de tolerância da meta perseguida pela autarquia, de 3% com margem de 1,5 ponto percentual.
MoneyTimes