Mercado de Boi Gordo

27 Ago 2020

USDA: Produção de carne bovina no Brasil deve crescer 4% e de suína, 4,5% em 2021

A produção brasileira de carne bovina deve atingir recorde de 10,51 milhões de toneladas em 2021, prevê o adido do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) em Brasília.

A produção brasileira de carne bovina deve atingir recorde de 10,51 milhões de toneladas em 2021, prevê o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Brasília.

Se confirmado o volume, representará incremento de 4% ante o previsto para 2020, de 10,10 milhões de toneladas. "O otimismo por trás dessa perspectiva reflete uma recuperação da economia brasileira, atualmente projetada para crescer 3,5% em 2021, com a continuação da inflação em nível mais baixo, uma taxa de desemprego estável e maior poder de compra do consumidor", diz o adido do USDA, em relatório divulgado hoje.

Por outro lado, a agência reitera que a flutuação cambial, a frágil recuperação econômica mundial e o ressurgimento do coronavírus ainda são incertezas para o próximo ano na indústria de proteína animal.

O USDA estima que o consumo doméstico da proteína pelo País aumente na mesma proporção da produção, de 4%, e atinja 7,88 milhões de toneladas em 2021 contra 7,67 milhões de toneladas em 2020. "A indústria de food service deve se recuperar em 2021 e alguns analistas preveem uma grande mudança nos padrões de consumo de cortes de carne bovina, com os consumidores dando preferência por cortes mais baratos.

O consumo de carne bovina no Brasil continua atrás do da carne de frango, que responde por cerca de 40% da proteína animal total consumida", comenta o USDA.

O adido do governo norte-americano acrescenta que a demanda interna neste ano tende a diminuir 460 mil toneladas em virtude dos reflexos econômicos da pandemia do coronavírus, que levou ao fechamento de restaurantes, escolas e redução do turismo. "A ajuda emergencial fornecida pelo governo federal gerou reflexos positivos no consumo de alimentos básicos, mas a alta dos preços da carne bovina no varejo está forçando os consumidores a optarem pelo frango e, em menor medida, pela carne suína e ovos", explica o USDA.

Fora a perspectiva de recuperação da demanda interna de carne bovina, o USDA destaca que as exportação brasileira de carne bovina tende a continuar forte tanto em volume quanto em receita no ano que vem.

O USDA projeta que as vendas externas da proteína devam atingir novo recorde em 2,7 milhões de toneladas - volume 8% maior que o projetado para 2020. A alta deve-se principalmente à maior exportação para os mercados asiáticos, em especial à China, destaca o USDA. "Além disso, o crescimento mundial, projetado em torno de 5% em 2021, combinado com uma taxa de câmbio favorável, que torna a carne bovina brasileira muito competitiva, são motores que alimentam o otimismo entre os exportadores do setor", diz o adido.

Carne suína - A produção brasileira de carne suína também deve aumentar em 2021. O USDA projeta alta de 4,5% no volume produzido pelo País, para 4,3 milhões de toneladas - volume que seria recorde. "Refletindo a continuidade das fortes exportações para a China, melhora da demanda doméstica e custos de ração estáveis no próximo ano", observa o adido do USDA.

O consumo interno de carne suína deve avançar 4% para 3,2 milhões de toneladas no ano que vem, estima o USDA. "O consumo de carne suína continua em terceiro lugar, atrás de frango e carne bovina na preferência do consumidor brasileiro, compreendendo cerca de 15% da demanda total por proteína animal", aponta o adido.

Para a exportação brasileira de carne suína, o USDA projeta aumento de 6% no ano que vem, para 1,12 milhão de toneladas. "A China vai continuar demandando maiores volumes de carne suína brasileira durante 2021 devido ao impacto da peste suína africana naquele país e em outras partes do mundo", observa o adido, acrescentando que a desvalorização de cerca de 30% do real contribui para manter a commodity brasileira competitiva no mercado internacional.

Fonte:
 Estadão Conteúdo

 

Mercado de Boi Gordo
Média diária embarcada de carne bovina tem ganho de 70% até terceira semana de abril/24

Volume exportado de carne bovina fresca, refrigerada ou congelada alcançou 155,9 mil t até a 3ª semana de ABR/24. Preço médio pago pela tonelada recua 5,10% até mesma data.
22 Abr 2024
Boi/Cepea: Momento favorece compra de boi magro para confinamento
Cepea mostra que os valores do boi magro têm caído de março a maio, justificados pela demanda relativamente baixa de agentes que ainda não concluíram o planejamento das operações do 2º semestr
18 Abr 2024
Preços obtidos na exportação total de carne bovina continuaram em queda em março, diz Abrafrigo
Comparação com Mar/23, a movimentação total de março de 2024 (carne processada + In natura) teve queda nos preços médios de US$ 4.356 por tonelada no ano passado para US$ 4.158 neste ano.
15 Abr 2024
Carne bovina: Média diária exportada avança 78,8% nos primeiros cinco dias úteis de abril/24
08 Abr 2024
Secex divulgou o volume exportado de carne bovina fresca, refrigerada ou congelada nos cinco primeiros dias úteis de abril/24, em que o volume embarcado ficou em 54,6 mil toneladas.
Aumento na produção de carnes garante abastecimento interno e exportações
05 Abr 2024
Produção das três principais carnes do país deve chegar a 30,88 mi t neste ano. Volume representa um crescimento de 3,9% se comparado com 2023. Esse incremento reflete em uma elevação na disponi
Volume exportado de carne bovina registra avanço de 33,79% em abril/24, enquanto preço médio recu
04 Abr 2024
Volume exportado atingiu 166,3 mil toneladas em 20 dias úteis, segundo Secex.
Boi/Cepea: Oferta de carne é alta, mas baixo poder de compra mantém consumo limitado
04 Abr 2024
A oferta de animais para abate está elevada, mas o ainda fragilizado poder de compra do brasileiro mantém baixa a demanda pela proteína.
Boi/Cepea: Preços atravessam 1º trimestre em movimento de queda
28 Mar 2024
Segundo pesquisadores do Cepea, o lento ritmo de vendas de carne bovina no mercado doméstico, as escalas alongadas dos frigoríficos e, agora, a aproximação dos meses mais frios.
Carne bovina: Volume exportado avança 12,55% até a 4ª semana de MAR/24, enquanto preço médio re
25 Mar 2024
Volume exportado atingiu 139,9 mil toneladas em 16 dias úteis.
Boi/Cepea: Negócios são lentos no mercado brasileiro; ritmo de exportação cai
21 Mar 2024
Segundo Cepea, muitos frigoríficos indicam ter escalas alongadas e por isso, compradores estão afastados do mercado nacional, efetuando aquisições de novos lotes de animais apenas quando há neces
www.investbras.com.br
Contato
Fone: (34) 3832-0300
Rua Cesário Alvim, 1342 – 2º Piso, Sala 3
Centro - Patrocínio-MG
CEP 38740-040
Notícias sobre:
Investbras
Agente Autônomo de Investimentos

Ouvidoria Terra Investimentos
0800 940 0406